» Amizade com a ex-namorada funciona?

Mulheres Bem Resolvidas - Dicas e novidades para tornar a homem mais preparado

Amizade com a ex-namorada funciona?

Você teve um relacionamento longo que, por inúmeros motivos, acabou. Depois de um bom tempo de fossa, finalmente conseguiu superá-lo. Só que sua ex quer ser sua amiga, e vocês sempre tiveram uma boa relação. Além disso, o aniversário dela está chegando, e você quer dar os parabéns. Mas, e aí? Será que manter contato com ex-namorada dá certo? Será que não é melhor cortar totalmente a relação?

Pra começar, há casos e casos. Há aquela situação em que você está namorando novamente e sua nova namorada não gosta tanto da sua ex. Mas, novamente, vocês se dão superbem e conversam sem segundas intenções — afinal, ambos respeitam seu atual relacionamento. E então, você vai continuar o contato com a ex-namorada ou seguir o que sua atual pede?

manter contato com ex-namorada

Neste post, vamos estudar mais sobre o assunto. Você vai saber se é bom manter contato com ex-namorada quando:

  • o término foi amigável;
  • ela terminou (e você não queria aceitar);
  • sua atual não gosta dela.

Vamos conversar? Venha descobrir se manter contato com ex-namorada dá certo!

É possível manter contato com ex-namorada?

Segundo um estudo da Universidade de Kansas (EUA), há quatro motivos que levam uma pessoa a continuar amiga do ex-companheiro: 

  • segurança: ligada ao lado bom do relacionamento. O ex-casal não quer perder os laços construídos durante o tempo em que estiveram juntos, como o apoio emocional e a confiança;
  • praticidade: quando há filhos, por exemplo, a amizade pode se manter apenas para que a relação seja mais fácil, principalmente quando há dinheiro envolvido;
  • sentimentalismo: sabe aquela pessoa que diz que o ex a tornou alguém melhor? Ela está mais propensa a manter uma amizade pós-término. Isso também acontece entre pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade de separação. A presença próxima do ex dá a sensação de amparo caso haja alguma necessidade;
  • interesse romântico: há quem resolva manter contato com a ex-namorada porque ainda tem interesse amoroso nela. Por motivos óbvios, esse último fator está associado a sentimentos negativos e a uma dependência afetiva do ex-par.

Quando o término foi amigável

Você é solteiro, o fim do relacionamento foi tranquilo, os pais dela gostam de você e vice-versa. Por isso, essa é a hora mais confortável de manter uma amizade. Caso algum sentimento ainda esteja mal resolvido, vocês podem sentar e conversar sem magoar terceiros. No entanto, caso ela tenha um namorado, é importante que ele também se sinta confortável com essa amizade.

O importante é não fazer “joguinhos” com o outro, tentando desconstruir relações do passado a todo o momento. Afinal, vocês se separaram e devem seguir em frente, e se querem ter uma amizade sincera, devem deixar as desavenças para trás.

Quando você terminou de coração partido

Se você quer manter o contato com a ex mesmo tendo sentimentos por ela, acredite: só está tentando se iludir. O mais eficaz é manter uma distância segura. Delete das redes sociais, não ligue ou mande mensagens. Dê tempo até seu coração se curar. Se sentir que já deixou os sentimentos para trás, aí sim é hora de retomar o contato.

É importante lembrar que o término de um namoro é uma ferida que, como qualquer outra, requer tempo para cicatrizar. Pense nisso antes de tomar decisões precipitadas.

Quando você terminou o namoro

Quando você termina o namoro, mas quer manter contato com a ex-namorada, é melhor se manter distante. Se ela ainda tiver sentimentos por você, forçar uma aproximação pode ser prejudicial a ela (que pode manter esperanças sem que você perceba), além de ser puro egoísmo. Nesse caso, deixe que ela procure por você quando tiver tempo. Antes de mais nada, a amizade entre ex deve ser de vontade dos dois.

manter contato com ex-namorada

Quando sua namorada não gosta da sua ex

Amizades não devem ser interrompidas porque sua parceira exige — a menos que essa amizade, desrespeite-a com assédios e mentiras, por exemplo. Nesse caso, a pessoa não é sua amiga.

Mas vamos ao caso de sua ex. Sua atual não gosta dela e não tem um motivo específico? Converse com ela e explique que você a vê apenas como uma amiga. Com toda a certeza, a confiança é um dos pilares mais importantes de um relacionamento. Se um de vocês não consegue confiar no outro, a relação está fadada ao fracasso.

Logicamente você não precisa ir ao bar com sua ex todo fim de semana, mas conversar no messenger não é algo que deva provocar uma briga. Porém, se você ainda tiver sentimentos conflitantes por sua antiga parceira, corte os laços. É o melhor para todos.

Coloque-se no lugar da sua namorada. Se ela mantivesse uma amizade com um ex-parceiro que tivesse as mesmas atitudes da sua ex, você ficaria chateado?

Quando você quer reconquistá-la

Se você quer manter apenas para reconquistar sua namorada, a possibilidade de que você se frustre é bem alta — principalmente se foi ela quem terminou. 

Na fase de recém-término, é normal que o cérebro tente enganar você vendo sinais de reaproximação onde não tem. Se ela encerrou o relacionamento, respeite. A volta deve partir dos dois. 

Por que manter contato com ex-namorada pode ser algo bom?

Antes de tentar manter contato com a ex-namorada, pergunte-se por quais motivos você deseja se aproximar. Você realmente sente saudades da amizade dela ou está tentando reconquistá-la? Você está interessado em compartilhar partes importantes da sua vida ou apenas em saber sobre os segredos dela? Sente falta dela como amante ou como pessoa?

Enfim, se o interesse de manter um contato é puramente cordial (quando vocês têm filhos, por exemplo), respeito e educação já serão suficientes. No entanto, existem outros bons motivos para manter a amizade:

Você terá uma amiga em momentos difíceis

Provavelmente uma ex-namorada companheira também será uma amiga companheira. Nos momentos difíceis, possivelmente você terá um ombro amigo para contar. Além disso, com o tempo de relacionamento, vocês cultivaram carinho e companheirismo que, dependendo do término, não acabarão com o término.

Em outras palavras, a vantagem é que você terá alguém com quem desabafar de maneira mais franca e direta, algo que pode causar certo temor no início de um relacionamento.

manter contato com ex-namorada

Ela já conhece seus defeitos

Em anos (ou até meses) de relacionamento, você descobre qualidades e defeitos que ninguém sequer poderia imaginar sobre aquela pessoa. Ou seja, sua ex provavelmente conhece suas melhores e piores características, além de saber de seus sonhos, ambições e fraquezas. Amigos de infância podem não conhecer você tão bem.

Essa intimidade toda permite que você se abra e seja você mesmo com muito mais facilidade. Além de tudo, a sua ex também terá oportunidade de falar com mais franqueza. Afinal, você também já conhece as qualidades e os defeitos dela — e ela não vai tentar te impressionar.

Como manter contato com a ex-namorada?

Veja como cultivar um bom relacionamento com sua ex:

Não pergunte sobre ela para outras pessoas

Quando o relacionamento acaba e vocês ainda não retomaram contato, é normal sentir vontade de saber mais sobre o outro. No entanto, perguntar por sua ex para outras pessoas pode colocá-las numa situação muito constrangedora. Você quer se reaproximar da sua antiga parceira? Procure diretamente por ela.

Não tente curar sua dor com ela

Vocês se separaram, mas o sentimento ainda machuca. Você precisa de apoio e quer procurar sua ex-parceira para isso. Acredite: ela é a última pessoa que você deve ver nesse momento. Procure seus amigos para auxiliar nessa frase.

Não peça conselhos sobre um novo relacionamento

Se o término aconteceu há pouco tempo e você já engatou uma nova relação, não vá pedir conselhos para sua ex. Dessa maneira, dá a impressão de que está tentando fazê-la sentir ciúmes. Além disso, seu novo namoro merece começar com dignidade. Converse com seus outros amigos sobre o assunto.

Viva a dor da separação

Antes de tentar manter contato com a ex-namorada, viva o luto da separação. Ele varia de pessoa para pessoa: enquanto um pode demorar meses para esquecer a antiga parceira, o outro pode superar em dias.

Não importa o tempo, você precisa sentir essa dor para se adaptar à nova vida. Será um tempo difícil, afinal ambos terão que enfrentar uma nova rotina sem um parceiro ao lado. A amizade entre ex-namorados só dá certo quando ambos superação a relação de casal e começam a se enxergar apenas como amigos.

Além de tudo, você precisa analisar se essa aproximação entre os dois vai contribuir ou atrapalhar seu recomeço.

Tome cuidado com a sexualidade

Alguns ex-casais conseguem manter a amizade e transar ocasionalmente. No entanto, para a maioria, esse tipo de situação só traz desconforto e arrependimento. Novamente, analise se você enxerga sua antiga parceira como uma pessoa, e não como alguém com quem você deseja reatar o relacionamento ou matar momentos de carência.

manter contato com ex-namorada

Seja honesto consigo

Lembra do que eu te disse ali em cima, sobre pensar nos reais objetivos de manter essa amizade? Esse é o principal fator para manter contato com a ex-namorada. Se o seu interesse é reatar o namoro, você vai precisar conversar com ela. Só assim conseguirá manter uma relação saudável — nem que seja a total distância.

Mas se você consegue enxergá-la apenas como amiga e vice-versa, esse é o momento ideal para manter a amizade. Eventualmente, vai ser muito mais fácil para uma nova parceira entender essa relação. Portanto, antes de qualquer aproximação, reflita sobre suas reais intenções.

Agora que você já sabe como manter contato com a ex-namorada, viu que está na hora de partir para outra, não é verdade? E nada melhor do que cuidar da sua vida sexual! Para isso, preparei um material com exercícios que vão proporcionar orgasmos inesquecíveis para você e sua parceira.

Gostou do nosso artigo? Tem mais alguma dica que queira compartilhar com a gente? Deixe seu comentário aqui abaixo! Terei prazer de conversar com você!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)