» Dicas para ter um relacionamento sério

Mulheres Bem Resolvidas - Dicas e novidades para tornar a homem mais preparado

Dicas para ter um relacionamento sério

Alguns homens sentem mais dificuldade para saber o momento certo de assumir um relacionamento sério. Isso pode acontecer por diversos motivos, como a falta de confiança na parceira, imaturidade, situação financeira, problemas de ereção, entre outras razões.

Neste artigo vamos abordar:

  • Como identificar se você está pronto para um relacionamento?
  • Tenho medo de relacionamento, o que devo fazer?
  • Dicas para ter um relacionamento saudável.

Como identificar se você está pronto para um relacionamento?

Quanto mais jovens, mais aversão temos para assumir compromissos. Porém, com o passar do tempo percebemos que algo está faltando em nossas vidas, e aí colocamos em pauta os relacionamentos. Começamos a sentir falta de alguém para nos acompanhar e dividir os bons momentos.

Conforme o tempo vai passando, sempre aparece algum amigo que entra em um novo relacionamento ou noivado, e quanto mais o tempo passa, mais frequente isso se torna, até chegar o momento em que os seus companheiros de festas vão diminuindo e optando por passeios mais tranquilos e menos badalados.

Vendo toda essa mudança de vida daqueles que estão ao seu redor, você começa a se perguntar se não está na hora de começar um relacionamento, e a partir daí, você fica mais aberto e receptivo a essa ideia.

A pessoa certa

Tenha certeza do que você sente, se gosta da companhia e se fica à vontade quando está com ela. Esses pequenos detalhes podem ser um sinal de que você esteja com a pessoa certa e que as coisas estão caminhando na direção de algo mais sério. Além disso, começar um relacionamento indica que ambos têm objetivos em comum.

Por que quer um relacionamento sério?

Reflita e tente entender as razões que te fazem pensar no assunto e também pense nas expectativas que você tem de um relacionamento. É importante avaliar o real motivo dessa decisão: se é algo que você sente que é passageiro ou se seus sentimentos tornaram essa escolha mais concreta.

Saiba que toda escolha vai ter consequências e, no caso de um relacionamento sério, você vai precisar encarar certas mudanças.

Tenho medo de relacionamento, o que devo fazer?

Ter medo de um namoro é natural, mas se deseja realmente mudar essa situação, alguns pontos precisam ser analisados e melhorados para mudar essa condição. Confira quais são eles:

Perca o medo de compromisso

Muitas pessoas não conseguem seguir em uma relação justamente por terem medo da responsabilidade que vem junto com isso. Afinal, estar com alguém requer dedicação, paciência e comprometimento.

O primeiro passo para começar um relacionamento sério é perder o medo de tudo que vem com o compromisso. Às vezes é preciso superar algum trauma do passado, que te fez criar um bloqueio em namoros, por exemplo. Além disso, tente olhar para o lado bom em estar com alguém e dividir sua vida com outra pessoa.

Tenha maturidade

É comum as pessoas relacionarem maturidade com a idade, mas ter mais ou menos idade não significa ser mais ou menos maduro. Isso é um processo de evolução comportamental, mental e profissional, e cada indivíduo tem o seu próprio momento de alcançá-la.

Sinais de maturidade

Alguns sinais comuns de maturidade são: 

  • Ter educação com as pessoas;
  • Saber se expressar adequadamente em momentos controversos;
  • Ter a consciência de que não sabe de tudo;
  • Saber aprender;
  • Saber ouvir;
  • Não agir por impulso;
  • Ser compreensivo e saber entender o ponto de vista do outro;
  • Assumir seus erros;
  • Respeitar as pessoas;
  • Ter paciência;
  • Saber resolver conflitos.

Sinais de imaturidade

A falta de maturidade nos adultos é um dos principais dilemas nos dias atuais. Quando uma pessoa não sabe lidar com alguma situação específica, a imaturidade torna-se a forma como ela encara o que está acontecendo. Confira alguns sinais:

  • Falta de educação;
  • Não aprender com os erros;
  • Não aceitar ouvir opiniões de outras pessoas;
  • Achar que está sempre certo, e que as outras pessoas estão erradas;
  • Ficar emburrado/nervoso quando recebe um feedback ruim;
  • Terceirizar sua responsabilidade;
  • Levar tudo para o lado pessoal;
  • Discutir por qualquer motivo;
  • Não conseguir respeitar os outros em qualquer tipo de relacionamento;
  • Dificuldades em lidar com diferentes pontos de vista;
  • Ocultar fatos;
  • Não falar a verdade.

Dicas para ter um relacionamento saudável

Manter um relacionamento harmonioso pode ser a chave para a felicidade de um casal e com pequenas atitudes o seu namoro pode se tornar mais prazeroso e duradouro. Veja as dicas abaixo:

Seja sincero

Falar a verdade é sempre a melhor escolha, por mais que não pareça a melhor opção. Um relacionamento sério não se sustenta sendo mantido a base de mentiras, por isso, não esconda fatos importantes sobre você, acontecimentos e nem como está se sentindo. É melhor que ela fique sabendo de tudo por você – mesmo que fique brava e te perdoe – do que ficar sabendo por outras pessoas. Ser sincero e falar a verdade pode evitar muitas confusões.

Tenha paciência

Independente do quanto vocês tenham em comum sempre haverá alguma diferença, manias, experiências de vida, defeitos e valores. Então sempre que se deparar com situações adversas, tente relevar e não levar para o lado pessoal.

Tenha respeito

O respeito é a base de qualquer relacionamento. Respeitar o próximo também lhe dá o direito de ser respeitado. É como diz aquele velho ditado: respeite para ser respeitado. Então entenda as decisões e escolhas da sua parceira. Além do mais, não a diminua, xingue ou humilhe, pois isso não é uma atitude aceitável.

Saiba apoiar

Apoie as decisões e sonhos de sua parceira. O crescimento dela é também o seu, seja em qualquer âmbito. A vida já é bastante complicada com as outras pessoas torcendo contra e ninguém precisa de um companheiro que faça isso também. Em um relacionamento sério recebemos de volta tudo o que fazemos, então saiba apoiar para ser apoiado quando precisar.

Confie

Aprender a controlar a insegurança é fundamental para a harmonia no relacionamento. Um namoro sem confiança não é algo sustentável para ninguém. Por isso, se você tem problemas de autoestima, trabalhe as incertezas e confie mais em sua parceira, afinal ninguém fica com outra pessoa se não quiser. Se ela está com você é porque quer estar.

Saiba se comunicar

A falta de comunicação é um fator que pode prejudicar a sua relação. Não adianta apenas sentir, ou querer que algo mude ou seja diferente. Se você não falar, isso pode gerar muitas discussões desnecessárias.

Então comunique, converse, fale sempre que estiver incomodado com algo, pois ninguém vai adivinhar se você não dialogar. Além de tudo, saber se comunicar é saber expressar seus sentimentos pela pessoa. Não adianta gostar de alguém e não demonstrar ou falar sobre o que sente.

Admita os seus erros

Todo mundo comete erros, mas o que vai te diferenciar é a maneira como você lida com isso. É importante perceber quando você está errado e admitir suas falhas. Se for preciso, se desculpe com a pessoa, pois isso demonstra que você percebeu onde errou e que sente por isso. Lembre-se que o mais importante é saber admitir e tentar melhorar.

Ouça sua parceira

É muito frustrante estar em um relacionamento sério em que a pessoa ignora tudo o que você fala, seja um conselho ou até mesmo alguma coisa corriqueira. Não crie o costume de ignorar a sua parceira e dar mais ouvidos as pessoas de fora do seu relacionamento, já que isso pode causar muitos desentendimentos e mágoas.

Tenha sua independência

Quando estamos em um relacionamento sério é normal começarmos a fazer muitas coisas com a parceira e não tem problema nenhum nisso. Porém, existem ocasiões em que a presença do outro não é necessária. Às vezes você vai querer estar na companhia dos seus amigos ou em festas de trabalho sem a presença dela, por exemplo. Isso não significa que está excluindo sua parceira de algo, mas que você está preservando a sua independência e individualidade. Sabe aquela frase “como eu era antes de você”? Então, preserve essa pessoa.

Incentive a independência dela

Da mesmo forma que você precisa da sua individualidade, a sua parceira também necessita. Incentive sua cônjuge em manter contato com as amigas, familiares e a participar de momentos sem a sua presença. Estar em um relacionamento é entender que aquilo que é necessário para você também é para ela.

Conclusão

É importante seguir todas as dicas, mas acima de tudo, perceber qual o momento certo para entrar em um relacionamento sério. Lidar com sentimentos não é fácil, mas ouvir a si mesmo é uma tarefa necessária. Escute seu coração e analise se essa é a hora de assumir a sua cara metade.

Agora que você já sabe se está ou não pronto para um relacionamento sério, que tal conferir dicas sobre sexualidade e disposição sexual no meu e-book? Tenha mais prazer no sexo!

Gostou do nosso artigo? Tem mais alguma dica que queira compartilhar com a gente? Deixe seu comentário aqui abaixo! Terei prazer em conversar com você!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)