Diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil: tudo para você entender! - Conversa Pra Homem

Mulheres Bem Resolvidas - Dicas e novidades para tornar a homem mais preparado

Diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil: tudo para você entender!

Você já ouviu falar de ejaculação precoce, não é mesmo? E de disfunção erétil? São dois problemas diferentes, porém facilmente confundidos entre si. Ambos são comuns, relacionados ao sexo e são específicos para homens; porém têm características distintas. Neste texto, vou explicar a diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil, como você pode ser diagnosticado e quais opções de tratamento estão disponíveis para você.

  • O que é ejaculação precoce?
  • O que é disfunção erétil?
  • Qual a diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil
  • Como eu sou diagnosticado?
  • Como faço para corrigir isso?
  • Conclusão

O que é ejaculação precoce?

Dentre todos os problemas sexuais que afetam os homens, a ejaculação precoce é provavelmente a mais comum. Também conhecida como ejaculação rápida, clímax rápido, clímax prematuro, ela ocorre quando um homem ejacula mais cedo do que ele e sua parceira gostariam. A principal questão da ejaculação precoce não é especificamente sobre o tempo que você leva para ejacular, e sim sobre como perder o controle sobre o seu clímax pode te afetar. Se isso acontece ocasionalmente, não há motivo para preocupação – em algum momento na vida, quase todo sujeito vai passar por esse problema. No entanto, se isso acontecer regularmente, talvez seja hora de procurar um diagnóstico adequado.

Algumas das causas da ejaculação precoce podem incluir:

  • Ansiedade de desempenho
  • Estresse geral, ansiedade ou depressão
  • Disfunção erétil
  • Problemas de relacionamento
  • Álcool ou abuso de drogas recreativas

O que é disfunção erétil?

A disfunção erétil, também chamada de impotência sexual, é a dificuldade de manter a ereção peniana em pelo menos 50% das tentativas por tempo suficiente para permitir a penetração vaginal e a satisfação sexual. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 50% dos homens brasileiros acima de 40 anos têm alguma queixa em relação às ereções. Esse problema pode ser ocasional (acontece apenas em determinadas situações) ou periódico (acontece muitas vezes).

A coisa mais importante para lembrar é que a disfunção erétil não é uma doença, mas sim um sintoma de algum outro problema – físico, psicológico ou uma combinação dos dois. Ao segmentar a causa em si, você pode eventualmente superar a disfunção erétil.

Algumas das causas da Disfunção Erétil podem incluir:

  • Ansiedade de desempenho
  • Estresse geral, ansiedade ou depressão
  • Envelhecimento geral
  • Doenças que afetam o fluxo sanguíneo, como hipertensão ou pressão alta
  • Fumar, alcoolismo ou abuso de substâncias
  • Excesso de peso e obesidade

Qual a diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil?

Ejaculação Precoce e Disfunção Erétil muitas vezes se confundem, mas na verdade são bem diferentes. A ejaculação precoce ocorre quando você perde o controle do tempo de ejaculação, enquanto a disfunção erétil é quando você tem dificuldade em obter ou manter uma ereção em primeiro lugar. 

A Ejaculação Precoce é mais comum em homens mais jovens, enquanto a Disfunção Erétil é mais comum em homens mais velhos. Enquanto o caminho para o diagnóstico é o mesmo, o tratamento é muito diferente.

Veja essa tabela para entender melhor a diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil.

Diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil

Como eu sou diagnosticado?

Para qualquer problema, o processo para o diagnóstico é o mesmo: procure orientação do seu médico. Afinal, ele é o intermediário entre você e qualquer especialista. Ele também pode te explicar a diferença entre a ejaculação precoce e disfunção erétil e indicar os próximos passos para começar o tratamento.

Antes da sua consulta, veja se você pode manter um diário de suas últimas experiências sexuais. Você teve uma ereção? Se sim, quanto tempo durou? Com que frequência ocorreu o mesmo problema? Parece pior depois de uma grande noite?

Depois de examinar seu histórico médico e saúde física, seu médico pode pedir que você faça um exame de sangue para verificar seus níveis de testosterona. Dependendo destes resultados, ele poderá encaminhá-lo para um urologista ou um profissional de saúde mental especializado em disfunção sexual.

Como faço para corrigir isso?

O benefício de ter uma condição de saúde que afeta muitos homens, como Ejaculação precoce ou Disfunção Erétil, é que os profissionais médicos dedicam tempo e recursos para o desenvolvimento de múltiplos tratamentos. Para qualquer um dos problemas, há várias coisas que você pode fazer para corrigi-los.

Algumas dicas

Aprenda a relaxar

Diminua sua ansiedade em geral, exercitando-se regularmente e praticando “técnicas de atenção plena”. Existem muitos recursos e aplicativos na Internet para ajudá-lo a fazer esses exercícios rápidos e simples de respiração, diariamente, para treiná-lo a permanecer focado e relaxado. Estar relaxado durante o sexo vai ajudá-lo a concentrar sua atenção em sensações prazerosas, em vez de se preocupar com sua ereção ou ejacular muito cedo.

Pratique a perda e ganho de ereções

Um exercício útil é praticar a ereção, deixando o pênis flácido (com ou sem a sua parceira), até se acostumar com a ideia de que, com o estado de ânimo e estimulação adequados, as ereções venham, vão e venham de volta. Além disso, pode ser útil familiarizar-se mais com o seu pênis flácido – não é o inimigo e pode dar prazer a si e a sua parceira.

Experimentando um anel de ereção

Para quem sofre de disfunção erétil, uma opção é o anel de ereção. Trata-se um cilindro plástico elástico redondo que é usado na base do pênis para ajudar a manter uma ereção. Eles só podem ser usados ​​por um tempo limitado durante o sexo.

Exercícios do assoalho pélvico

Os exercícios do assoalho pélvico podem ajudar no controle da ejaculação e ereção. Seus músculos do assoalho pélvico estão situados entre as pernas, desde o cóccix até o osso púbico. Esses exercícios fortalecem os músculos da região e reforçam sua conexão neuro-bio (mente-corpo). Estes são os mesmos músculos que você usa para parar o fluxo de urina enquanto você está urinando. Você pode fazer os apertos (quando a bexiga está vazia, é claro) em qualquer lugar, a qualquer hora – seja sentado em uma mesa, em fila ou em transporte público. Os exercícios podem ajudá-lo a aumentar a consciência da sua resposta sexual. Esta compressão do assoalho pélvico pode dar a você uma sensação de controle.

Pratique a técnica ‘stop start’ para ejaculação precoce

Quando você sentir que está prestes a gozar durante o sexo ou a masturbação, diminua a velocidade, pare o movimento da mão e pense em outra coisa. Depois de dois ou três minutos, sua excitação deve ter diminuído, para que você possa voltar ao que estava fazendo – mas vá devagar. Essas práticas ajudarão a aprender a desacelerar ou a se afastar completamente da sua  parceira. É mais fácil dominar esta técnica sozinho ao se masturbar.

Nota: é muito mais difícil fazer isso enquanto assiste a pornografia, já que as instruções acima exigem que você esteja presente em seu corpo e perceba suas sensações internas.

Diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil: conclusão

Agora que você já sabe qual a diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil, pode buscar um tratamento mais adequado e melhorar sua vida sexual. Porém, lembre-se: a penetração é apenas uma das muitas atividades sexuais; muitas pessoas sentem grande prazer em outros tipos de estimulação.

Como disse antes, disfunções sexuais podem ser causadas por muitos fatores. Eles podem ser físicos e/ou psicológicos. Uma consulta médica pode ser necessária para investigar quaisquer problemas de saúde subjacentes.

Se você está em um relacionamento, tente conversar com sua parceira primeiro. Muitos casais ficam surpresos com a eficácia de falar sobre sexo e outros problemas de relacionamento. Se você acha que precisa de mais ajuda, considere procurar uma terapia psicossexual e de relacionamento.

Algumas das dicas que eu dei, como os exercícios para assoalho pélvico e a técnica stop-start estão em um livro digital que eu escrevi. Além de muitas explicações, eu também coloquei uma série de exercícios que já vão te ajudar a mudar sua vida sexual. Baixe grátis aqui!

Gostou do artigo “diferença entre ejaculação precoce e disfunção erétil”? Ficou com alguma dúvida em relação ao tema? Deixe seu comentário aqui embaixo, vou ter prazer em conversar com você!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)