Os 8 benefícios do sexo para o homem: descubra quais são! - Conversa Pra Homem

Mulheres Bem Resolvidas - Dicas e novidades para tornar a homem mais preparado

Os 8 benefícios do sexo para o homem: descubra quais são!

Do que você precisa para viver? Lá nos anos 80, o grupo Titãs respondia a essa pergunta com uma música bem polêmica para a época. Não precisamos só de comida, água ou ar. Segundo os artistas, nós também precisamos de diversão, arte e — por que não? — fazer amor! Discussões filosóficas à parte, o fato é que realmente a ciência comprova os benefícios do sexo para a saúde humana, inclusive a do homem.

Mas será que fazer amor realmente é importante para a saúde? É sobre isso que vamos falar neste post! Vamos explicar quais são os benefícios do sexo e de que forma ele contribui para que tenhamos uma vida mais feliz e plena, cheia de prazer e satisfação. Veja a seguir!

benefícios do sexo

Sexo: uma necessidade básica do ser humano

Antes de falarmos um pouco sobre os benefícios do sexo, vamos estabelecer uma questão: uma vida sexual satisfatória é uma necessidade básica do ser humano.

Quem disse isso foi um estudioso chamado Abraham Maslow, que estudou e classificou as necessidades que todos nós temos. Ele expressou suas descobertas em uma pirâmide, que traz em sua base o que é de grande importância para nossa sobrevivência. 

E adivinhe quais são as necessidades que estão nesta base? Segundo Maslow, são essenciais a respiração, a alimentação, água, sono, excreção, homeostase (estabilidade e equilíbrio do meio interno) e… sexo!

Portanto, embora as pessoas até consigam viver (ou sobreviver) sem sexo, ele é muito importante para o nosso bem estar. Mais que isso: ele é o método de perpetuação da espécie. Portanto, trata-se de uma prática importante para o indivíduo, essencial para os seres humanos e traz muitos benefícios para o homem.

Mas então, vamos conferir quais são os benefícios que dão a ele esse status de necessidade fundamental? Vamos lá!

Benefícios do sexo para a saúde

Então, vamos ver o que é a ciência sobre os benefícios do sexo? Além de confirmar algumas ideias que muitas pessoas já têm sobre essa prática, você vai descobrir algumas curiosidades muito interessantes.

1. Sexo faz (muito) bem para a pele

O homem vive em uma montanha-russa de hormônios. Essas substâncias que são produzidas pelo corpo têm uma influência enorme sobre o nosso sono, sensação de fome, humor e também sobre a aparência.

Pois então, os cientistas da Universidade de Queens, localizada no Reino Unido, fizeram uma descoberta interessante. Eles observaram que quando um casal faz sexo e tem orgasmos, o corpo tem um aumento significativo dos níveis de estrogênio, testosterona e alguns outros hormônios, especialmente quando o ato é praticado ainda de manhã.

A grande questão é que, de acordo com esses cientistas, esses hormônios conferem mais brilho a pele e aos cabelos, além de melhorar a textura desses dois elementos.  E não é só isso: ao gozar, os vasinhos superficiais da pele se tornam mais dilatados, mesmo que temporariamente.

Como resultado, a pele tem uma irrigação maior com sangue, que trazem oxigênio e nutrientes. Assim, ela fica com uma aparência mais fresca e jovial, com um brilho e beleza naturais. 

Então, quer encontrar o elixir da juventude? Pratique sexo! Agora você já sabe que ele deixa as pessoas bonitas não só porque elas ficam mais felizes, mas porque ele realmente melhora a irrigação da pele, sua nutrição e qualidade. Então, homem, você já pode fazer bastante sexo, que sua pele agradecerá!

benefícios do sexo

2. Sexo melhora o sono

Provavelmente você já percebeu que, depois do sexo, você relaxa e/ou acaba adormecendo. As mulheres geralmente reclamam que os homens têm esse impulso de dormir logo após o ato sexual, mas é importante entender que essa sensação de sonolência é perfeitamente natural.

Agora, se você acha que o sexo tem esse efeito apenas nos dias em que tem relações, está enganado. A reação que esse ato causa no organismo tem um efeito prolongado, pois alguns neurotransmissores que o corpo produz passam a agir com mais regularidade e em uma quantidade maior.

Portanto, o orgasmo contribui para que você durma melhor não só no dia da relação sexual, mas sempre. Então, que tal apostar nesse método para ter noites mais tranquilas e reparadoras? Sua saúde agradece!

3. Sexo diminui o estresse

Mais uma vez, vamos voltar ao departamento dos hormônios. Como já dissemos, eles regulam uma série de atividades no organismo masculino. O cortisol, por exemplo, é uma das substâncias relacionadas ao estresse.

Mas adivinhe o que acontece quando o homem tem um orgasmo? A quantidade de cortisol no organismo é reduzida. Portanto, ele também ajuda a aliviar essa tensão e gerar a sensação de paz e bem estar. A conclusão é de um estudo escocês publicado na revista científica Biological Psychology.

4. Sexo queima calorias

Homens que frequentam a academia diariamente sabem que nem sempre queimar as calorias, e ganhar massa muscular, é fácil. Isso geralmente exige esforço e, embora muita gente goste de praticar exercícios físicos, outros fogem da academia e de qualquer atividade que envolve movimento.

Porém, o sexo pode ser um aliado para a queima de calorias. Ele pode funcionar como um ótimo exercício, pois permite que o praticante queime em média 85 calorias em meia hora de relação íntima. Essa é uma afirmação da Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais. Então, aí está mais um ótimo motivo para praticá-lo.

5. Sexo aumenta a imunidade

Mais um golaço para o sexo! No dia a dia, é comum adoecer por causa de infecções oportunistas como gripes, resfriados, inflamações de garganta, herpes e outros problemas semelhantes. Todas essas ameaças estão por aí e, quando a imunidade cai, elas aproveitam!

Uma pesquisa divulgada pela Wilkes University (EUA) mostrou que a prática de sexo pode ajudá-lo a evitar esses probleminhas. Segundo os cientistas, pessoas com vida sexual ativa têm uma aumento nos níveis de um anticorpo conhecido como IgA. Ele tem justamente a função de proteger o corpo dessas pequenas infecções que causam transtorno com tanta frequência.

6. Sexo alivia as dores

E que tal produzir um remédio natural para as dores? É isso que a relação sexual faz! Ela produz endorfina, uma substância que produz relaxamento e alivia sensações dolorosas.

Existem evidências de que a grande descarga dessa molécula durante o orgasmo tem um efeito duradouro que reduz enxaquecas e dores crônicas na cabeça e nas articulações. Esse efeito ainda é potencializado pela ocitocina, que é um outro hormônio liberado ao gozar!

7. Sexo reduz os riscos de infarto

É isso mesmo que você leu! O sexo tem um papel importante na prevenção de problemas cardiovasculares. Quando se fala do coração, a relação funciona como um exercício físico moderado: a pressão arterial aumenta e acontece um aumento do trabalho cardíaco, fortalecendo o músculo responsável pela manutenção da vida.

Pense no seguinte: quando fazemos movimentos mais intensos, a frequência cardíaca também aumenta. No caso do sexo, existe ainda uma descarga de adrenalina que contribui para acelerar os batimentos cardíacos — exatamente o que acontece em um exercício aeróbio. Com isso, ocorre um aumento da circulação sanguínea os vasos irrigam os diferentes tecidos do corpo.

Porém, a relação sexual traz outro benefício do ponto de vista cardiovascular. Ao atingir o orgasmo, o corpo libera endorfina. Essa substância relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação. As veias se dilatam e absorvem uma quantidade maior de oxigênio.

Dessa forma, a pessoa passa a correr um risco menor de infartos ou acidentes vasculares cerebrais (AVC) devido ao entupimento de veias. 

8. Sexo melhora o bem estar e a autoestima

Finalmente, o sexo proporciona um benefício imenso para o principal órgão do nosso corpo: o cérebro. Ele causa aquelas sensações de bem estar e relaxamento, que já comentamos em outros momentos do post, além de agir sobre o nosso principal terminal de prazer, que é a mente.

Porém, o sexo tem um outro efeito importantíssimo: o aumento na autoestima. O homem, ou mulher, se sente desejado e capaz de proporcionar prazer ao outro, o que interfere na forma como vê a si mesmo em outras atividades do dia a dia.

O fato de praticar sexo de forma satisfatória faz com que o homem se sinta mais autoconfiante. Esse benefício tem um impacto nas relações interpessoais, que se tornam mais saudáveis e recíprocas. Até mesmo no trabalho, o homem pode ter um aumento em sua percepção de capacidade, o que fará com que se torne mais assertivo e produtivo.

A sensação de bem estar é possível mesmo nas etapas iniciais da relação sexual, como as preliminares. No entanto, o orgasmo tem um papel extremamente importante para viabilizar vários desses benefícios. Como você viu ao longo do texto, ele libera substâncias e hormônios que produzirão os resultados que mencionamos aqui.

benefícios do sexo

Conclusão

É muito importante que o homem e a mulher busquem alternativas para alcançar o prazer no sexo. É fundamental se libertar de tabus e amarras que impedem que você desfrute desses momentos com total liberdade, bem como melhorar a performance para garantir uma relação mais duradoura e que proporcione todo o estímulo que você e sua parceira necessitam para chegar lá!

Quer descobrir como ter uma relação sexual mais satisfatória e duradoura? Baixe agora mesmo o meu e-book “Energia do Homem”! Descubra exercícios simples para durar mais no sexo, ter orgasmos mais intensos e surpreender sua parceira!

Gostou do nosso artigo? Tem mais alguma dica que queira compartilhar com a gente? Deixe seu comentário aqui abaixo! Terei prazer de conversar com você!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *