Como saber se eu tenho ejaculação precoce? Todos os sinais para você entender! - Conversa Pra Homem

Mulheres Bem Resolvidas - Dicas e novidades para tornar a homem mais preparado

Como saber se eu tenho ejaculação precoce? Todos os sinais para você entender!

A ejaculação precoce é um problema comum, que afeta grande parte da população masculina. No entanto, apesar de parecer simples, não pode ser ignorado, pois pode causar muito dano emocional a quem sofre e criar sérios problemas em um relacionamento. Você já passou por esse problema? Sabe identificar os sintomas? Eu recebo muito a pergunta “como saber se eu tenho ejaculação precoce?” e no texto de hoje vou responder essas questões e tirar todas as dúvidas para você.

  • O que é ejaculação precoce?
  • Por que é necessário tratar?
  • Sintomas de ejaculação precoce
  • Como saber se eu tenho ejaculação precoce? Conheça os tipos de ejaculação!
  • Causas
  • Como saber se eu tenho ejaculação precoce? Algumas questões que vão te ajudar a descobrir 
  • O que fazer se você sofre de ejaculação precoce?

O que é ejaculação precoce?

A disfunção chamada “ejaculação precoce” ocorre quando não se pode controlar o tempo para ejacular. Às vezes acontece antes ou logo após a penetração, causando angústia (ansiedade) a um ou a ambos os parceiros.
O tempo considerado normal entre a penetração e a ejaculação varia de acordo com os diferentes estudos, no entanto, atualmente é aceito um tempo aproximado de 5 minutos.

Do ponto de vista científico, aceita-se que a ejaculação precoce é muito grave quando ocorre antes da penetração, grave quando ocorre antes de 1 minuto após a penetração e moderada quando ocorre entre 1 e 2 minutos.

Por que é necessário tratar?

Não há tempo definido para quanto tempo um homem deve “durar” durante o sexo. Mas quando um homem tem um orgasmo antes que ele queira, perde sua ereção e não pode continuar com o ato sexual. A ejaculação precoce pode ser frustrante e embaraçosa. Você pode sentir que não tem tempo suficiente para desfrutar do sexo. Você pode ter dificuldade em satisfazer sua parceira. Para alguns homens, o constrangimento com a ejaculação precoce pode causar problemas de intimidade e prejudicar seus relacionamentos.

Sintomas de ejaculação precoce

Uma das formas de como saber se eu tenho ejaculação precoce é identificar os sintomas. Não há medida exata para determinar se você é ou não um ejaculador precoce. Identificar este problema depende de uma análise sincera dos sintomas.

Geralmente, o normal é que você possa suportar sem ejacular entre 5 e 15 minutos. Claro, isso não é uma regra, dependendo do momento e da sua genética. Ou seja, o grau de excitação, o tempo gasto sem relações sexuais e outros fatores podem afetar o tempo que você leva para ejacular.

Como saber se tenho ejaculação precoce? Conheça os tipos de ejaculação

A ejaculação precoce pode ser classificada da seguinte forma:

  • Ejaculação Precoce Primária – Herdada geneticamente ou ocorre devido à problemas comportamentais desde o período da infância (sexo desaprovado, masturbações rápidas e frequentes).
  • Ejaculação Precoce Secundária – Ocorre devido à razões psicológicas ou físicas sendo que o paciente já teve atos sexuais “normais” anteriormente. Pode ser temporário ou duradouro.
  • Ejaculação Precoce Ocasional ou situacional – Ocorre às vezes ou com determinas parceiras (novas principalmente).

Muitos homens acreditam que eles têm sintomas de ejaculação precoce, mas estes não atendem aos critérios de diagnósticos da ejaculação precoce. Em contraste, estes homens podem ter ejaculação natural e prematura, que inclui períodos de ejaculação rápida e períodos de ejaculação normal.

Causas

Outra forma de saber se tenho ejaculação precoce é descobrir a raiz do problema. No entanto, a causa exata da ejaculação precoce não é conhecida. Embora já tenha sido pensado que era apenas psicológico, os médicos agora sabem que a ejaculação precoce envolve uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos.

Causas psicológicas

  • Experiências sexuais precoces
  • Abuso sexual
  • Problemas de imagem corporal
  • Depressão
  • Preocupação com a ejaculação precoce
  • Sentimentos de culpa que aumentam sua tendência a se apressar durante encontros sexuais

Outros fatores que podem intervir incluem:

  • Disfunção erétil- Homens que se sentem ansiosos para conseguir ou manter uma ereção quando fazem sexo podem formar um padrão de comportamento pelo qual correm para ejacular, o que pode ser difícil de mudar.
  • Ansiedade – Muitos homens com ejaculação precoce também têm problemas de ansiedade, sejam eles especificamente relacionados ao seu desempenho sexual ou a outros problemas.
  • Problemas de casal – Se você teve relações sexuais satisfatórias com outras parceiras em que não teve ejaculação precoce, é possível que os problemas interpessoais entre você e sua parceira atual contribuam para o problema.

Causas biológicas

  • Níveis hormonais anormais
  • Níveis anormais de substâncias químicas no cérebro chamadas “neurotransmissores”
  • Inflamação e infecção da próstata ou uretra
  • Traços hereditários

Como saber se eu tenho ejaculação precoce? Algumas questões que vão te ajudar a descobrir!

Para descobrir se você provavelmente tem ejaculação precoce, responda as seguintes perguntas: 

  1. Você não consegue controlar quando ejacula? 
  2. Você ejacula dentro de um minuto ou menos antes do início da relação sexual ou logo após a penetração? 
  3. Você já tentou vários métodos para lidar com a EP, apenas para ter suas esperanças frustradas? 
  4. Você está insatisfeito com sua vida sexual? 
  5. Você costuma se preocupar em ejacular cedo demais ou agradar sua parceira? 
  6. As preliminares muitas vezes levam à ejaculação? Você luta com o menor toque em seu pênis quando está jogando com uma mulher?
  7. Quando você ejacula prematuramente, você tenta esconder (por exemplo, se você ainda estiver parcialmente vestido)? 
  8. Você evita situações íntimas, porque elas podem levar à ejaculação precoce?
  9. Você já ficou frustrado várias vezes por sua incapacidade de satisfazer uma mulher através da relação sexual? 
  10. O fato de ejacular rápido já prejudicou seu relacionamento com as mulheres? 

Se você respondeu “sim” para a maioria dessas perguntas, você poderia ter ejaculação precoce crônica.

O que fazer se você sofre de ejaculação precoce?

Por existirem diferentes causas que afetam o tempo que a ejaculação pode ser sustentada, existem diferentes remédios. Além disso, todos podem reagir ao mesmo tratamento de maneiras diferentes. Por essa razão, é essencial que um especialista determine o que é mais conveniente em cada caso.

Se for um problema psicológico, é mais provável que você encontre a solução com terapia cognitivo-comportamental. Pode ser necessário suplementar essas sessões com exercícios.

No caso de problemas físicos, técnicas podem ajudar a superá-los. Existem exercícios de rotina específicos que aumentam a capacidade de resistência.

Os exercícios pélvicos (ou exercícios de Kegel) são a melhor escolha para resolver o problema. Além de driblar a ejaculação precoce, ajuda em outros problemas de saúde, como a incontinência urinária, por exemplo.

Vivendo com ejaculação precoce

Agora que você já tem a resposta para a pergunta “Como saber se eu tenho ejaculação precoce”, o próximo passo é seguir as dicas que colocamos no texto. Como falamos lá em cima, a ejaculação precoce é muito comum e acontece com todo homem em algum momento. Mas se isso acontece com frequência, você deve prestar atenção. Além disso, você também deve conversar com sua parceira. Falar sobre isso pode ajudar a deixar os dois mais à vontade e ela pode ajudar com as estratégias descritas no texto para controlar sua ejaculação. Uma comunicação honesta sempre é o primeiro passo para um relacionamento saudável.

Gostou do nosso texto “Como saber se eu tenho ejaculação precoce?” Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo. Terei prazer em conversar com você!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *